FELIZ ANO NOVO




Natal

Esteve patente, na nossa biblioteca, uma exposição de árvores de Natal criadas com material reciclável pelos alunos na disciplina de EVT.

Que bonitas que elas estavam!



Dia Internacional das pessoas com deficiência

No dia 3 de Dezembro, recordamos o "Dia Internacional das Pessoas com Deficiência". Através de pequenos vídeos os alunos compreenderam que apesar de terem limitações, estas pessoas tem sentimentos e também desenvolvem capacidades surpreendentes.

Esta data é promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada  aspecto da vida política, social, económica e cultural.


1º de Dezembro

A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina espanhola, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança, com D. João IV.

Nesta data, toda acomunidade escolar teve possibilidade de visitar uma exposição, com trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de História, sobre o dia 1 de Dezembro.
 

Autor do Mês de Dezembro

O Autor do Mês de Dezembro é Manuel António Pina.



Manuel António Pina nasceu no Sabugal (Beira Alta), em 1943. É autor de obras de poesia, teatro, crónica, ensaio, BD e literatura infantil. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
Está traduzido em francês, inglês, espanhol, galego, dinamarquês, neerlandês, búlgaro e servo-croata.

Dia Mundial da Televisão

Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de Novembro, Dia Mundial da Televisão, comemorando a data em que, nesse mesmo ano, se realizou o Fórum Mundial sobre Televisão, nas Nações Unidas. Os Estados Membros foram convidados a comemorar o Dia, incentivando, a nível mundial, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e económico, e reforçando o intercâmbio cultural.
Quem pensaria o mundo de hoje sem a televisão?
Vinda de uma combinação de factores como a invenção da fotografia, do cinema e do rádio, a televisão é um dos meios mais completos e dinâmicos para a transmissão de informações e conhecimentos, pois une imagem e som em um único aparelho.
Em Portugal, a televisão deu os primeiros passos, a preto e branco, a 4 de Setembro de 1956. As emissões regulares tiveram início a 7 de Março de 1957.

 
Na nossa biblioteca, os alunos puderam ver uma exposição de livros sobre o tema e uma televisão antiga a preto e branco, gentilmente cedida pelo Sr. Assentis, de Alcanena.

As castanhas

          Com o Outono chegam as castanhas assadas.
Sabia que … as castanhas, que hoje são um pitéu, tiveram, noutros tempos, uma enorme importância na dieta dos portugueses?
No século XVII, eram mesmo um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, substituindo o pão ou as batatas.

O Magusto é uma festa popular.
Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam as castanhas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, ou groselha , fazem-se brincadeiras e cantam-se cantigas. 

PROVÉRBIOS
De  S.Martinho e sobre  castanhas
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
               - No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
               - Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho. 
- Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
               - Veräo de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.
               - Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá. 
- Castanhas boas e vinho fazem as delícias do S. Martinho.
               -A castanha tem uma manha: vai com quem a apanha.
               - A noz e a castanha é de quem a apanha.
  
“ Torta de castanhas com chantilly”
Ingredientes: Castanha - 500 g ; açúcar - 250 g; 4 ovos; algumas gotas de baunilha; Chantilly: qb.

Preparação: Cozem-se as castanhas em água temperada de sal e passam-se pela varinha mágica. Junta-se ao puré o açúcar e as gemas, e bate-se tudo bem. Adiciona-se-lhe as claras em castelo.
Unta-se com manteiga uma forma, deita-se-lhe dentro a massa e leva-se a cozer em forno quente.
Depois de fria, recheia-se e cobre-se com chantilly
.

"O Magusto"

Está patente na BE uma exposição sobre o "Magusto" que poderá ser visitada por toda a comunidade educativa.

Autor do Mês de Novembro

O autor do mês de Novembro é Luisa Ducla Soares.


Dia das Bibliotecas Escolares



Para comemorar o dia das bibliotecas escolares, os alunos do 5º e 6º ano realizaram um bibliopaper. Esta actividade teve como objectivos: Comemorar o dia e levar os alunos a conhecerem a organização da biblioteca escolar.


Os vencedores do concurso foram as equipas: "Os três Mosqueteiros" do 5º A e "Os Macho Men" do 6º D. Parabéns, a todos os participantes!

Dia de Todos-os-Santos



Halloween

Comemorou-se o Halloween, no dia 29 de Outubro, com o departamento de Inglês que expôs os  "Spooky Cookies", criados pelos alunos. Esta exposição foi enriquecida com alguns "Livros de Arrepiar" na Biblioteca Escolar.
Estes "Cookies" são uma pequena amostra dos trabalhos apresentados.

Autor do Mês de Outubro

Na Biblioteca Escolar, todos os meses iremos apresentar a vida e obra de um autor português. No mês de Outubro, tivemos o escritor ANTÓNIO TORRADO. Os livros expostos servem para chamar a atenção dos potenciais leitores. Requisitem-nos para ler em casa e mostrar aos pais e familiares.  BOA LEITURA!

.


António Torrado nasceu em Lisboa(1939), mas com raízes familiares na Beira Baixa.
Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, é por excelência um contador de histórias, estando muito dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas.
Foi jornalista, editor,professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas infantis da RTP.
A sua bibliografia regista actualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças.

Informação retirada da contracapa do livro Como se faz cor-de-laranja.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação comemora-se desde 1981 e serve para consciencializar as pessoas sobre os benefícios de uma alimentação saudável.
Todos os anos são escolhidos temas sobre os quais vão ser desenvolvidas actividades. Este ano o tema escolhido foi "Unidos Contra a Fome". O Continente Africano é o mais afectado, mas na Europa muitas pessoas passam fome.

Para conseguirem um bem-estar físico e mental, as pessoas devem manter um equilíbrio na ingestão da comida e bebida, de acordo com a roda dos alimentos.

Centenário da Implantação da República

No âmbito das comemorações do Centenário da República, o grupo de História e Geografia realizou actividades nos dias 4 e 6 de Outubro com uma exposição temática com trabalhos dos alunos, visionamento de PowerPoint e uma encenação da Implantação da 1ª República, todos os alunos cantaram o Hino Nacional "A Portuguesa" e içou-se a bandeira da República.


A equipa da BE convidou a Dª Alzira Bento para uma conversa com os alunos sobre as suas vivências familiares; na semana seguinte a biblioteca foi enriquecida com painéis cedidos pela E.B. 2,3 de Minde, com biografia dos Presidentes da República.

Alunos do 5º ano

Os alunos do 5º ano puderam assistir à apresentação da Biblioteca Escolar. Receberam um guia de utilizador e visionaram um PowerPoint sobre o seu funcionamento e organização. A Biblioteca Escolar é de todos e convêm respeitar as regras e orientações dadas pela equipa da mesma.

Ano Novo, Vida Nova!

A Biblioteca Escolar ganhou um Blogue. Nele, a equipa da biblioteca irá colocar todas as aventuras ocorridas no seu espaço. Visitem-no sempre que possível e participem nas actividades propostas.

Sejam bem-vindos!