Dia Mundial da Poesia

No dia 21 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Poesia, efeméride criada pela Unesco, em 16 de novembro de 1999, para promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia através do mundo.
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Alcanena, em articulação com a Biblioteca Municipal, programaram a visita de poetas do Concelho às escolas para declamarem poemas e a falarem com os alunos sobre poesia. A atividade teve a  participação de alunos do 5º,6º,7º,8º,9º,10º e11º anos, realizando-se na biblioteca da escola sede. Os poetas que puderam estar presentes foram a Srª Alzira Bento, a Srª Hermínia Caetano e o Prof. Victor Gama. No final da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de escrever uma frase sobre a poesia, num mural criado para o efeito.



Obrigada a todos. Foi um dia magnífico!

Alcanena a Escrever

Da ideia de se criar uma atividade de escrita, nasceu o  projeto "Alcanena a Escrever". Este projeto terá o envolvimento de alunos de todos os níveis de ensino existentes no Concelho de Alcanena e leitores da Biblioteca Municipal, sobretudo do Encontro de Poetas , será criada uma história coletiva e respetiva ilustração.
O apoio será prestado pelas Bibliotecas Escolares, Biblioteca Municipal, Professores Titulares de Turma e Professores de Língua Portuguesa/Português.
As turmas, da escola Dr. Anastácio Gonçalves, participaram na atividade nos dias 6 e 7 de março.

Este é o livro que circula numa caixa, com o registo fotográfico de todos os participantes. O livro intitula-se O cão perdido na biblioteca.


Livro do mês de fevereiro

 Em fevereiro, o livro selecionado foi A menina que roubava gargalhadas, da escritora Inês Pedrosa.


 A aluna Ilda Gonçalves, do 6º A, foi a vencedora no mês de fevereiro, tendo respondido corretamente ao maior número de perguntas de um questionário sobre a vida e obra da autora.

Cantinho da leitura/ Livro do Mês

A atividade Livro do Mês consiste na leitura de obras selecionadas do PNL e na resolução de um questionário sobre a biografia de um autor e sobre a história lida. Criou-se o cantinho da leitura e iniciou-se a atividade, em fevereiro, com o livro A menina que roubava gargalhadas, da escritora Inês Pedrosa.

Passaporte da Leitura / Leitor do Mês

Foi criado o Passaporte da Leitura, oferecido a cada aluno que requisitou para casa livros. O passaporte é preenchido com os dados solicitados e posteriormente verificado pelos elementos da equipa da BE e carimbado. Através do passaporte, verificaram-se os alunos que mais leram durante cada mês e que passaram a fazer parte da moldura do Leitor do Mês, afixada na BE.
No mês de janeiro, temos o aluno Guilherme Neto, do 5º C e o aluno Jónatas Teixeira, do 6º D. No mês de fevereiro, temos a aluna Andra Sileam, do 5º B e Ádria Souza, do 6º D.