Alcanena a Ler

A 25 de janeiro decorreu a 1ª fase do Concurso Alcanena a Ler que contou com a participação de 54 alunos do 5º e 6º ano, tendo ficado apurados para a 2ª fase dez alunos. O júri foi constituído pelos elementos da equipa da biblioteca: Professora Carmina Torres, Prof. Graça Soares e Prof. bibliotecária Sílvia Fernandes. A 2ª fase do Concurso irá realizar-se no dia 24 de abril, no cineteatro de Alcanena e contará com os dez alunos apurados da 1ª fase, sendo eles: 5ºA, Maria Inês Lopes; 5ºB, Daniel Pacheco; 5ºC João Henriques e Lara Farinha; 5ºD Alla Apatrashoaye; 6ºA Catarina Naia; José Carlos Barroso; 6ºD Duarte Talhão; João Carvalho; 6ºE Marta Santos.
Na 1ª fase, as obras selecionadas foram Os Músicos de Bremen dos irmãos Grimm para o 5º ano e Ulisses de Maria Alberta Menéres para o 6º ano. Na 2ª fase, as obras escolhidas foram A Floresta, para o 5º ano e A menina do mar, para o 6º ano, ambos da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.

Ano Letivo 2011/2012 - 1º Período


Na ausência da Professora Bibliotecária que se encontrou em licença de maternidade durante o 1º período, os elementos da equipa da Biblioteca Escolar, Prof. Carmina Torres e Prof. Graça Soares desenvolveram diversas atividades, a saber:
Visitas à BE - com o objetivo de integrar os alunos do 5º ano, foram programadas duas visitas. Na primeira visita, foi distribuído um guia de utilizador e projetado um PowePoint nos quais se apresentaram os vários espaços da BE, bem como a organização, o horário, as regras, os direitos e deveres dos alunos. Na segunda visita, os alunos realizaram um Bibliopaper através do qual se pretendia que os alunos adquirissem competências para utilização da BE. Os alunos foram acompanhados pelos diretores de turma.
Na semana de 21 a 25 de novembro, decorreu a atividade denominada a "Árvore das Palavras" que resultou de uma ação interdisciplinar levada a cabo pelos alunos de todas as turmas da escola, sob a orientação de vários docentes dos conselhos de turma. A atividade consistia na pesquisa de palavras alteradas por força do Novo Acordo Ortográfico e culminou com a exposição das palavras " velhas" e "novas" que depois de escritas numa folha de duas cores (castanho e verde) foram coladas numa árvore, na Biblioteca Escolar. A atividade teve como objetivo implementar as alterações do NAO (Novo Acordo Ortográfico); Melhorar a performance ortográfica dos envolvidos e fomentar a divulgação alargada do NAO
Para além de terem sido atingidos os objetivos traçados, conseguiu-se construir uma obra conjunta, com um efeito visual considerável.